População Economicamente Ativa (PEA) é aquela parcela da população que participa do mercado de trabalho, ou seja, pessoas entre dez e sessenta anos nos países subdesenvolvidos e entre quinze e sessenta anos nos desenvolvidos. São incluídas como economicamente ativas as pessoas desempregadas que estão em busca de emprego. Por sua vez, a População Economicamente Inativa (PEI) está relacionada àquelas pessoas que não estão trabalhando nem procurando emprego, como as crianças com menos de dez anos de idade, estudantes, aposentados e donas de casa.
A População Economicamente Ativa (PEA) está vinculada a um dos setores de atividades característicos da economia moderna:
– Setor Primário: produção agropecuária, extrativismo vegetal e mineral;
– Setor Secundário: indústria de transformação, construção civil, mineração;
– Setor Terciário: comércio, serviços, transportes, comunicações, administração pública.
Nos países desenvolvidos, a PEA é mais elevada, em termos relativos, do que a dos subdesenvolvidos. Entre outros fatores, isso ocorre pelo fato de o número de crianças ser menor e por apresentarem uma economia bem mais poderosa e diversificada do que a dos países subdesenvolvidos.
É preciso ter em mente que a Revolução Agrícola é o ponto de partida rumo ao desenvolvimento econômico. Sem ela, não há um processo integrado de crescimento da produção industrial e da circulação mercantil, ainda que sejam implantadas "ilhas" de economia moderna no oceano da produção rural (como, aconteceu em países como a China e a Índia).
Em muitos países subdesenvolvidos, o atraso na realização da Revolução Agrícola constitui sério obstáculo para o deslanche da industrialização. Os mercados consumidores são extremamente restritos, abrangendo apenas aquela parcela da população já desligada do Setor Primário. No campo, a economia rural primitiva forma um sistema fechado de produção e consumo, separado da economia moderna, urbana e industrial.
Nesses países, a estrutura de distribuição setorial da PEA apresenta grande concentração da força de trabalho no Setor Primário e um Setor Secundário bastante reduzido.
achei muito enteresante e estar bem resumido p/ o meu tipo de pesquisa que eu queria gostei é interesante bastante interesante...
ResponderExcluiré eu tbm gostei foi um otimo resumo é o que eu precisava :D
ResponderExcluirMuito boom
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluirmuito legal gostei bastante aprendir muito.
ResponderExcluirMuito legal Rosemildo. Eu estou fazendo um trabalho sobre a população economicamente activa no nosso país e queria saber ao certo o número total de habitantes nesse estado. Como está na figura, mas precisava de saber a fonte e no IBGE não encontro nada não.
ResponderExcluirPode ajudar-me?
Valeu
Muito Bom Este Post Vai Me Ajudar No Trabalho De Geografia De Amanhã
ResponderExcluirmuito bom gostei mim ajudor muito no teste...
ResponderExcluirboa sorte no de portugues
ExcluirDe boa vai fazer um reforço de português porque MIM ta foda
Excluirbel legal
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir" De Boa" porque " Mim " , " tá foda"... E fala que os outros precisam fazer reforço... Será que só eles precisam?
ResponderExcluirMuito bom estou estudando por que amanha tem prova de Geografia
ResponderExcluirtenho que estudar formação da população Brasileira,movimentos migratórios,população e o trabalho no Brasil.
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluirmeu que bom encontrei valeuu
ResponderExcluirNo meu trabalho a pergunta é o que é PEA?Como está no Brasil?.Vc não tem como me responder a segunda pergunta?
ResponderExcluirmuito bom é a pesquisa que eu procurava nos outros sites de pesquisa so falava baboseira
ResponderExcluirmeu trabalho esta pronto eeeeee
ResponderExcluirMuitoo bom... me ajudou bastante
ResponderExcluirSó que eu vou pesquisar mais sobre o assunto pq eu vou fazer uma apresentação...
Adorei muito bom isso
ResponderExcluirVc pode me responder qual é o PEA de cada estado brasileiro?
ResponderExcluirvai me ajudar no trabalho de jeografia amanha
ResponderExcluirvamos ver s ele vai mim ajudar no seminário ... deus queira q ss
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirótimo resumo! :)
ResponderExcluir