1- A ordem geopolítica bipolar: a Guerra Fria
1.1- Contexto: Pós Segunda Guerra Mundial ao final dos anos 80 do século XX.
Após a Segunda Guerra Mundial instaurou-se no mundo uma situação geopolítica caracterizada pela bipolaridade político-ideológica entre EUA e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
1.2- Características:
· Fim da hegemonia européia, assinalada pelas duas Grandes Guerras Mundiais;
· Emergência de duas superpotências (EUA e URSS) determinando a formação de dois grandes blocos de poder, nos quais as alianças entre os países se estabeleciam mediante as afinidades político-ideológicas.
· Sistemas socioeconômicos rivais: Capitalismo e Socialismo.
· Corrida armamentista e espacial: o principal instrumento de poder utilizado pelas superpotências foi o desenvolvimento de armamentos cada vez mais modernos definindo a hegemonia de EUA e URSS.
· Desenvolvimento tecnológico aplicada ao setor de armas.
· Constituição de estratégias econômicas (Plano Marshall e Comecon):
- Plano Marshall: Estratégia econômica dos EUA, baseada na concessão de capitais a longo prazo e a juros baixos com o objetivo de promover a reconstrução da Europa no Pós-Guerra e ao mesmo tempo mantê-la sob a órbita de influência norte-americana.
- Comecon: Aos moldes da estratégia norte-americana, o Conselho de Assistência Econômica Mútua foi instituído com o objetivo de promover a assistência econômica aos países socialistas aliados da URSS.
· Alianças militares (OTAN e Pacto de Varsóvia):
- Otan: A Organização do Tratado do Atlântico Norte consiste em uma aliança militar formada pelos EUA e seus principais aliados que à época objetivava proteger os países do Ocidente de uma possível ação militar soviética.
- Pacto de Varsóvia: Se tratava de uma organização militar que objetivava a defesa dos países reunidos em torno da União Soviética. Diferentemente da OTAN, o Pacto de Varsóvia se dissolveu com o fim da URSS em 1991.
Os países não-alinhados: Constituíram os países que adotaram uma postura mais autônoma no contexto da Guerra Fria, fazendo a opção pelo não-alinhamento em relação às superpotências.
As diferentes formas de regionalização do espaço mundial
2.1- A divisão tradicional: Corresponde à compartimentação do espaço mundial em cinco continentes: África, Ásia, Oceania, América e Europa. Essa forma de regionalização adota como referência a história geológica do planeta na qual ao longo dos tempos houve a separação entre as porções líquidas do planeta (oceanos e mares) e as sólidas (continentes e ilhas). Evidentemente os aspectos humanos como economia, sociedade e cultura também foram levados em consideração, mas sua importância foi minimizada visto que os aspectos da natureza são mais estáveis para a definição das regiões.
2.2- A divisão político-ideológica: “os três mundos”
a) Contexto: Guerra-Fria.
b) Características:
· Compartimenta o espaço mundial em três grandes grupos: Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas ou de economia planificada) e o Terceiro Mundo (áreas periféricas ou subdesenvolvidas);
· Utiliza como critério para a divisão do espaço orientação político-ideológica dos países (capitalismo ou socialismo) dentro do contexto da Guerra Fria.
c) Problemas:
· Atualmente essa forma de regionalização perdeu o sentido de ser, na medida em que, houve o esgotamento dos países que constituíam o chamado Segundo Mundo.
· A partir do advento da Nova Ordem Mundial as diferenças entre os países que constituíam o chamado Terceiro Mundo aumentaram substancialmente dificultando o agrupamento dos países no mesmo conjunto regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário