terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Processo de Regionalização

FORMAÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS

1. CONSIDERAÇÕES

Com a desintegração do bloco socialista e o fim da União Soviética, no início da década de 1990, os países capitalistas centrais deixaram de se preocupar com a guerra fria e com o fantasma do comunismo. E entram agora numa verdadeira guerra comercial pelo controle dos principais mercados consumidores do planeta. O que se observa hoje é um aumento das tensões e disputas entre os próprios países capitalistas, que antes estavam juntos na luta contra a União Soviética.

Preocupados com as conseqüências dessa guerra comercial, Os grandes empresários europeus e norte-americanos estão procurando criar um cenário mundial mais previsível, no qual a concorrência possa ser controlada. Em outras palavras, como a concorrência no comércio internacional é muito grande, procura-se criar regiões protegidas: por meio da união entre vários países nos quais um grupo de empresas tem interesses comuns, dificulta-se a entrada de produtos de empresas de outros países ou regiões.

Podemos assim, encarar a formação de blocos econômicos regionais de comércio como uma tentativa para aumentar a segurança dos empresários que atuam no bloco, contra a concorrência de empresas mais eficientes de outros países ou blocos. Nesse caso, ser mais eficiente significa produzir com melhor qualidade e menor custo.

Embora a existência de interesses econômicos seja fundamental para a integração de vários países, é curioso o fato de que as empresas só conseguem realizar essa integração com a ajuda do governo. A concorrência entre os capitalistas dificulta ou impede um planejamento a médio e em longo prazo, pois cada um procura seus interesses particulares, perdendo a visão do interesse comum do sistema. Por isso, a presença dos governos, às vezes atuando até mesmo contra os interesses de alguns grupos empresariais, é fundamental para que a integração seja realizada. Governos com grande poder de negociação, capazes de fazer cumprir suas decisões e de forçar os capitalistas descontentes a aceitá-las, é que estão levando à formação dos blocos econômicos.

1. Estratégia dos Estados: Unir esforços (projetos coletivos), como: unificação de leis, moeda única e melhoria da infra-estrutura./ fortalecer as economias dos países: estabilizar a economia; melhorar a infra-estrutura e a qualidade dos produtos / preparar os paises para uma economia cada vez mais internacionalizada (globalização)

2. Interesse das grandes empresas: Eliminar barreiras alfandegárias / reduzir custos de produção / ampliar mercados para outros paises

2.1 As diferenças entre os blocos:

* Megablocos: grandes mercados elevados, PIBs elevados, alta tecnologia- liderados por paises desenvolvidos (EU, NAFTA, APEC),

* Blocos sub-regionais: pequenos mercados consumidores e PIBs, dependência econômica formados por paises subdesenvolvidos. (Mercosul e Pacto Andino)

3. Estágios / Etapas

1. ZLC: livre circulação de mercadorias, capitais e serviços (NAFTA)

2. União Aduaneira: livre circulação de mercadorias e tarifa externa comum (Mercosul)

3. Mercado Comum: livre circulação de mercadorias, tarifa externa comum, livre circulação de pessoas (União Européia)

4. União Monetária: todos os acordos acima e mais moeda única

5. União Política: é a última fase de interação com a transformação dos países num único Estado-nação, através da eliminação de suas fronteiras políticas (nenhum bloco atingiu essa fase de transformação)

4. As Teorias dos Blocos

#Teoria da globalização via mercados regionais

* Os blocos de diferentes tamanhos vão continuar existindo;

* Os blocos vão estabelecer acordos entre si para facilitar a globalização dos países;

* A formação dos blocos será uma etapa para facilitar a globalização dos países

# Teoria dos blocos regionais:

* apenas três blocos vão continuar existindo:ALCA, UE e APEC;

* Os blocos criarão barreiras alfandegárias entre si, gerando guerras comerciais;

* As barreiras alfandegárias entre blocos vão dificultar a globalização, ou seja a maior integração entre os países do mundo.

Um comentário:

  1. Perfeitooo, eu to adorando !
    Esta me ajudando muito.
    Obrigada :)

    ResponderExcluir