quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Exercício - Blocos Econômicos

01.Mapa e texto abordam a formação do NAFTA

A criação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Northn América Free Trade Agreement, ou Nafta), assinado em 1992, consistiu, simultaneamente, numa estratégia de Washington destinada a estabilizar a fronteira meridional dos Estados Unidos, submetida a pressão dos imigrantes ilegais de origem mexicana, e no passo inicial do projeto da ALCA.

Analise e use seus conhecimentos sobre a formação desse bloco econômico, para responder ao que se pede:

a) Identifique três problemas gerados pela imigração ilegal e explique um deles.

b) Explique a relação entre a formação do NAFTA e a Nova Ordem Mundial


02. O mapa a seguir destaca três importantes blocos econômicos. Analise-o para responder as questões a seguir:

a) Identifique os blocos econômicos 1, 2 e 3, respectivamente.

b) Explique porque o funcionamento do bloco 1 poderia causar impactos negativos no país que lidera o bloco 3.

c) Cite os países membros do bloco econômico identificado pelo número 2 e Explique em qual fase de integração ele se encontra.

4 comentários:

  1. Ei Professor, poderia dar o Gabarito dessas questões?

    ResponderExcluir
  2. Minhas respostas:

    1 - a) A imigração ilegal gera problemas como, por não ocorrer uma pré-seleção da mão-de-obra que está adentrando o novo país, o aumento da competitividade do mercado no país receptor dos imigrantes; Uma super saturação do setor terciário no pais receptor; Criminalidade: na grande maioria das vezes, o imigrante vai de um país de piores condições sociais para um de melhores, ou seja, esse imigrante muitas vezes não tem qualificação o suficiente para competir no mercado de trabalho do país receptor, e então precisa procurar outra fonte de renda, como, por exemplo, o crime.

    b)O NAFTA é um ótimo exemplo de como acontece a Nova Ordem Mundial em todo o planeta. Em razão da sua criação, diversas empresas americanas, como a General Motors, se instalaram no México, procurando Mão-de-obra barata, matéria prima e mercado consumidor. Essa é uma característica das empresas transnacionais, que representam em grande parte o que é Nova Ordem Mundial.

    2

    a) 1 - ALCA 2 - NAFTA 3 - Mercosul
    b) O país que lidera o bloco 3 é o Brasil. Para o Brasil e os outros países do Mercosul, a ALCA (paralisada desde 2005) é péssima, pois subordina a economia desses país à economia norte-americana, o que geraria um grande impacto negativo nas indústrias dos países desse bloco.
    c)EUA, Canadá e México. O bloco econômico atualmente é classificado como Zona Livre de Comércio - Redução ou eliminação das taxas alfandegárias dos países membros.

    Professor, corrija-me, por favor. E onde está o gabarito dessas questões?

    ResponderExcluir
  3. Por que a Alemanha é considerada o dínamo econômico da UE?

    ResponderExcluir