terça-feira, 29 de novembro de 2011

Exercício-Guerra Fria

01.Logo após a Segunda Guerra Mundial instala-se a chamada Guerra Fria também conhecida como EQUILÍBRIO DO TERROR, quando se verificou a equivalência de forças altamente destruidoras baseada no equilíbrio nuclear com conseqüências para o mundo, dentre as quais destaca-se
a) a divisão da Europa em duas esferas de influências políticas e dois sistemas político-econômicos: Europa Oriental-socialista, aliada da União Soviética e a Europa Ocidental-capitalista, aliada dos Estados Unidos.
b) a França, que domina os países capitalistas ocidentais envolvidos na Segunda Guerra e a Rússia, que domina os países da Europa Oriental.
c) um período de relativa paz, à exceção de algumas guerras civis muito localizadas, sem interferência das superpotências.
d) a diminuição drástica da corrida armamentista e uma ajuda dos Estados Unidos para a reconstituição dos países europeus, que sofreram grandes destruições durante o conflito mundial.
e) o Reino Unido capitalista que reforça a sua posição como grande potência sobre os demais países da Europa, por seu grande poder bélico.

02. O TERCEIRO MUNDO JÁ ERA
No cenário atual das relações internacionais, o conceito de Terceiro Mundo, criado nos anos cinqüenta, torna-se inadequado, incapaz de dar conta da realidade a que se refere.
Analise algumas considerações que justificam as afirmativas anteriores.

I - O fim da Guerra Fria impõe a lógica segundo a qual só existe um "mundo" cada vez mais homogêneo devido à maior integração do planeta.
II - Nas últimas décadas, o rápido crescimento econômico de alguns países subdesenvolvidos vem reforçar as diferenças culturais, religiosas e étnicas que já existiam entre os países deste grupo.
III - Apesar da prosperidade do Primeiro Mundo, os problemas associados ao Terceiro Mundo, como marginalização social, também ocorrem na metade norte do planeta.

É(São) correta(s) a(s) justificativa(s):
a) I apenas.
b) I e II apenas.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
e) I, II e III.


03. Com o fim da guerra fria, a divisão do mundo em três grupos de países (Capitalistas Desenvolvidos, Capitalistas Subdesenvolvidos e Socialistas) teve suas bases enfraquecidas, o que deu origem a uma nova ordem econômica. Podemos relacionar a esta nova realidade todas as opções a seguir, EXCETO uma. Assinale-a.
a) Os pólos de poder da "Nova Ordem Mundial" apresentam contornos supranacionais, sendo uma conseqüência da internacionalização dos fluxos de capitais.
b) Na Europa, a Alemanha unificada funciona como eixo de ligação entre o leste e o oeste do Continente.
c) As reformas econômicas chinesas representam uma reorganização radical do espaço do leste asiático.
d) Os "dragões asiáticos" e os países pobres da Ásia Meridional funcionam como áreas de transbordamento dos capitais japoneses.
e) A nova ordem criou uma situação de estabilidade e segurança, o que não existia na ordem da guerra fria.
RESPOSTA: [E]


04. Em função do quadro das grandes transformações ocorridas no mundo a partir do final dos anos 80,
a) aponta-se para novos programas de reconstrução que, à semelhança do Plano Marshall, tenderiam a instalar projetos especiais com vistas a obter a prosperidade econômica nas áreas pobres do Sul.
b) questiona-se a validade da expressão Terceiro Mundo para designar os países pobres, pois com o final da Guerra Fria, deixou de existir a tradicional divisão de Primeiro e de Segundo Mundo.
c) promove-se um re-alinhamento dos principais países devedores no sentido de implantar ajustes econômicos, capazes de promover melhoria qualitativa do padrão de vida e ampliação do mercado interno destas nações.
d) estabelece-se um novo período de prosperidade econômica generalizada nos países industrializados, que se traduz pelo crescimento da produção e queda do desemprego.
e) acentua-se a tendência à universalização das instituições democráticas, ampliando-se os índices de desenvolvimento humano.

05. Os ataques atômicos ao Japão acabaram com a 2 Guerra Mundial. Revelaram ao mundo - e à União Soviética em particular - a extensão do poderio bélico dos Estados Unidos; queriam mostrar aos soviéticos que não hesitariam em usar a arma toda vez que seus interesses políticos fundamentais estivessem em jogo"
Assinale a opção que caracteriza adequadamente o texto:
a) Globalização
b) Multipolarização do Poder
c) Guerra Fria
d) Domínio Capitalista
e) Fragilização Socialista

06. Após o término da bi-polaridade, característica do período da Guerra Fria, os conflitos armados
a) aumentaram, devido à inegável supremacia militar dos Estados Unidos no mundo.
b) diminuíram, devido ao surgimento de outros pólos de poder no mundo.
c) diminuíram, devido à derrota do socialismo soviético.
d) aumentaram, devido à retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre povos.
e) aumentaram, devido ao crescimento de países que detêm armas nucleares.


07. Podem ser apontados como fatos marcantes do período do Pós-Segunda Guerra Mundial, EXCETO:
a) a criação do Estado de Israel
b) o surgimento da chamada "Guerra Fria"
c) o processo de descolonização da Ásia e da África
d) a emergência de regimes totalitários na Alemanha e na Itália
e) a expansão do socialismo pela Europa Oriental

Discursivas
1. Durante o período da Guerra Fria, grupos somalis foram fortemente armados para poder lutar contra o regime ditatorial instalado em seu país. Referindo-se à atual guerra civil na Somália, o professor Said Samantar, da Universidade de Rutgers (Nova Jersey), afirma:

"A política somali moderna não é senão a política de clãs, com a diferença de que a sociedade, hoje, está armada com armas modernas de destruição maciça."

a) O que foi a Guerra Fria e como ela possibilitou a obtenção de armamentos pelas tribos somalis?
b) Quais têm sido as conseqüências da guerra civil somali para a população do país?

resposta:a)Guerra fria-conflito político-ideológico entre os EUA (capitalista) e a URSS (socialista).Ambos davam apoio e armavam grupos tribais que os apoiassem.

b)Mortes, miséria,falta de investimento, vivem em situações de total precariedade.


02. O que foi a divisão bipolar do mundo e qual a relação com a "Guerra Fria"?


03. Explique resumidamente o que foi o conflito Leste X Oeste ou Guerra Fria?


04. A queda do muro de Berlim, ocorrida no dia 09 de novembro de 1989, pode ser considerada como um marco que separa duas épocas: a época de vigência da Ordem da Guerra Fria, e a época da assim chamada Nova Ordem Mundial.
a) Explique o que foi a Ordem da Guerra Fria.
b) Como a chamada Nova Ordem Mundial se diferencia da Ordem da Guerra Fria?

3 comentários:

  1. Tem gabarito destas questões ?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. onde encontro as respostas
    1-a-b-c-d-e;
    2-a-b-c-d-e;
    3-a-b-c-d-e;
    4-a-b-c-d-e;
    5-a-b-c-d-e;
    6-a-b-c-d-e;
    7-a-b-c-d-e.

    Obrigado por sua atenção!

    ResponderExcluir