quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Exercício - Blocos Econômicos

01. A Regionalização do Espaço Mundial e a Formação dos Blocos Econômicos

No final da década de 80 e inicio da década de 90, importantes mudanças ocorreram na ordem econômica e geopolítica mundial. O sistema bipolar gestado no II pós-guerra foi profundamente modificado dando lugar a uma nova ordem, cuja característica principal é a multipolarização de centros de comando econômico e geopolítico no mundo. Igualmente, as bases político-ideológicas, sobre as quais se estruturava a bipolaridade, perdem espaço para novas bases, que passaram a nortear as relações de poder e de confronto entre as potências mundiais.

A partir do texto:

a) Em que se fundamenta a organização desses blocos.

b) Cite dois blocos econômicos que identificam esse processo de regionalização do espaço mundial.

02. O processo de colonização vivenciado pelos países americanos desencadeou diferenciações sócio-espaciais nesse continente e, conseqüentemente, formas distintas de Inserção desses países no cenário internacional.

Mais recentemente, em função do processo de multipolarização, dois blocos econômicos têm ganho destaque na configuração espacial americana, o NAFTA e o MERCOSUL, no entanto eles continuam exercendo papéis diferenciados no contexto mundial.

A partir da análise do texto acima explique

a) Uma diferença sócio-espacial existente no continente americano em decorrência do processo de colonização.

b) Porque, NAFTA e MERCOSUL, embora sejam blocos econômicos que se destacam no contexto da Nova Ordem Mundial, apresentam enormes diferenças de inserção no mercado internacional.

03. "A globalização econômica impulsionada pela intensificação dos fluxos de mercadorias e capitais, apoiados pela crescente velocidade das informações, combina-se com a tendência à constituição de megablocos regionais. A União Européia, herdeira da Comunidade Européia, é considerada o agrupamento mais nitidamente estruturado, tendo na Alemanha seu dínamo econômico”.

(Texto adaptado de SCALZARETTO, Reinaldo e MAGNOLI, Demétrio. Atlas Geopolítico. São Paulo. Scipione, 1996. P 51 e 53)

A partir das informações do texto e auxiliado pelos seus conhecimentos, em especial sobre a União Européia, explique:

a) Por que a União Européia é considerada o bloco econômico melhor estruturado no atual contexto mundial.

b) Uma dificuldade interna à unificação plena da Europa.

04. A Alca (com implementação prevista para 2005) poderá se tornar um hipermercado de 765 milhões de pessoas com um PIB de mais de U$ 9 milhões. A União Européia também tem demonstrado interesse neste hipermercado.

(O Estado de S. Paulo, 20. Jul.97.)

a) O que é a Alca?

b) Qual é a importância estratégica de sua formação para os Estados Unidos?

c) Qual é a polêmica levantada pelos países do Mercosul em relação à implantação da Alca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário