quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fases do Capitalismo: Comercial


CAPITALISMO COMERCIAL – Essa é considerada como a primeira etapa do capitalismo, teve início com a expansão marítima no final do XV e se estendeu até o século XVIII.
Nesse período ocorreram as Grandes Navegações, o seu desenvolvimento está relacionado a busca de caminhosalternativos para as Índias, que pudessem escapar das áreas conquistadas pelos turcos otomanos e da hegemonia das cidades italianas no comércio mundial naquela época.,
A época foi marcada pela relação Europa – mundo e isso ocorrem pelas conquistas territoriais e pelos mecanismos para manter as conquistas tais como escravização de índios e negros na América e África.
Durante esse período o grande acúmulo de capitais se dava na esfera do comércio, portanto, dava-se no espaço da circulação. A doutrina vigente era a mercantilista, que defendia a intervenção dos Estados na economia, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder do Estado. Nesse sentido, defendia a acumulação de riquezas no interior dos Estados, sendo assim a riqueza e o poder de um Estado eram medidos pela quantidade de metais preciosos que possuía (metalismo).
Uma característica deste período, é que o Estado deveria ser forte para sustentar e dar apoio à expansão marítima e comercial, pois dessa forma se estabeleceria o pacto colonial, uma vez que, as colônias tinham que obrigatoriamente manter relações comerciais com as metrópoles, sendo essas relações marcadas pela dominação, em que a colônia tinha que vender seus produtos a preços baixos e comprar produtos a preços altos.

􀁒 Características Principais:
1. Portugal e Espanha. Eram as potências da época 2. Contexto: Grandes navegações
3. Política econômica: Mercantilismo (metalismo)
4. Trabalho: Escravidão

Pontos Fundamentais da Política Mercantilista
􀃊 Balança Comercial Favorável. Todo país deveria exportar mais do que importar.
􀃊 Protecionismo. Conjunto de medidas que visavam proteger a produção nacional da produção de outros países.
􀃊 Metalismo. A riqueza e a importância de um país eram avaliadas pela quantidade de metais (moedas) que conseguisse acumular.
􀃊 Monopólio. A metrópole tinha a exclusividade no comercio com a colônia As potências coloniais dos séculos XVI e XVII (Portugal, Espanha, e outras) se enriqueceram e se fortaleceram com a atividade comercial e o colonialismo.

10 comentários: