terça-feira, 3 de maio de 2011

Comentários - ALUNOS 7ªA3

Módulo 3 - A transformação das paisagens e a construção do espaço geográfico.

ESTE ESPAÇO ESTÁ DESTINADO AOS COMENTÁRIOS DOS ALUNOS DA 7ªA3.

9 comentários:

  1. Pág. 54 a 58

    O homem extrai tudo o que há de rico na natureza e rapidamente já contrai recursos para sua sobrevivência e economia. Ele ainda provoca mudanças grandes com pequenas atitudes.
    O ser humano nas paisagens terrestres.
    O homem vem transformando a paisagem natural bastante ao longo dos por sua incrível capacidade de conseguir se instalar em lugares de até extrema dificuldade de acesso.
    Para sobreviver em cada ambiente, o ser humano foi aprimorando seus instrumentos e técnicas para extrair recursos da natureza. Ele também tem grande capacidade de transformação, sendo as obras concluídas em um pequeno prazo. Com o aprimoramento de técnicas e instrumentos de trabalho, o ser humano pode explorar a natureza mais intensamente. Ele transforma os aspectos originais de uma paisagem, criando um espaço geográfico diferente dos originais.

    Alunos: Ana Alice Lopes nº 1 7ª A3
    Ana Beatriz Santos nº 2
    Danilo Augusto nº 8
    Douglas Medeiros nº 9

    ResponderExcluir
  2. A paisagem desse deserto(Sonora)começou a ser transformada na decada de 1930,com a implantaçao de um projeto de irrigação.Formado por mais de 3000 quilomêtros de canais revestidos de concreto,dezenas de diques,barragens e estaçÔes elevatórias,esses projeto desviou parte das águas do rio Colorado até o deserto.Com a irrigação,grandes extensões do que antes era um deserto deram lugar a uma agricultura altamente moderna e produtiva,modificando completamente a paisagem. A paisagem:é representada pela produção e implantação de irrigação e ao fundo a vegetação
    de montanhas ao fundo.pag:59 Existem muitas sociedades que utilizam outras tecnicas menos sufisticadas,e atendem ao projeto de suas vidas da pesca,caça,coleta de frutos e plantas comestives e etc Os povos citados são Inuítes,Lapões,Quínchuas entre outras;e esses povos são chamados nomades pois utilizam a pesca,caça,entre outras atividades para sobreviver. As imagens:elas representam a 1:mulher do povo Quínchuas,2:homens Tuaregues no deserto do Saara,3:Aboríges na Australia.Pag:64 Alunos:Camila Beatriz(6) Bruna Freitas(5) Gleydson(14) Joshua(15)

    ResponderExcluir
  3. Resumo pág:65 á 69 Massai:Os guerreiros estepes Africanas. Esse povo de origem controvertida,que teria vindo do local onde hoje esta o Sudão, as margens do rio, para o Quênia por volta do século 19, viveu dos seus rebanhos. As vacas, touros e outros animais adultos ficam fora das casas,porém dentro dos da vila.
    Quando o menino massai aprende a andar, ele já recebe um bastão,para ir treinando.Aos 5 anos ganha, junto uma vara de pastor, sua primeira lança para defender os cordeiros.O gado é tão importante para esse povo que a saudação mais comum,é quando um massai crusa com outro pelas savanas africanas, e:"espero que suas vacas estejam bem".
    A casa dessa gente é o barco.Passam oito meses em terra firme.
    Os mokens não gostam de terra firme.Só se sugeitam as praias do arquepélago de mergui quando obrigados a ancorar durante a épóca das monções. No resto do ano,durante oito meses, passam o tempo todo abordo.Sua casa é o barco.
    Tem, sala,cozinha e espaço para abrigar até oito membros de uma familia.
    Os povos e as indentidades culturais.
    Esses povos,como foi possivel perceber, apresentam diferenças entre si em muitos aspectos,como nossos habitos e tradições que possuem, nos alimentos que consumem, na maneira como se vestem, emfim, no modo como vivem.Todos esses aspectos, que caracterizam e dão indentidade a cada povo, constituem o que chamamos de cultura.
    As marcas da técnica e da cultura nas paisagens de arroz cultivado na Ásia.
    Muitas paisagens da superficie terrestre espressam as marcas não só das técnicas, mais também de outros aspectos da cultura dos povos que nela vivem.Hà cerca de sete mil anos, o arroz é cultivado em alguns desses países,que são os maiores produtores e respodem por cerca de 90% de todo o arroz produzido no mundo.
    Essa imensa produção tem sido alcansada com utilização de certas técnicas de cultivo com o máximo aproveitamento das áreas disponiveis para as lavouras.
    Tanto nas encostas montanhosas quanto nas áreas de planície,o cultivo do arroz exige a ultilização intensiva de mão de obra.
    Oclima de monções e o cultivo de arroz na Ásia.
    O cultivo de arroz nos países do sul e sudeste da Ásia segue o ritimo das estações do ano, marcadas pela ocorrência de dois periodos bem distintos: ou das chuvas e o das secas.A existência de estações climáticas com caracteristicas tão distintas ocorre devido ao fenômeno climático das monções,que atuam em todo o sul e sudeste do continente Ásiatico.
    As imagens da página 67 à 69 mostra as pessoas trabalhando no cultivo de arroz em varias partes da Ásia.



    Equipe:Luis Felipe, Luis Fernando,Luciana e Leiticía.

    ResponderExcluir
  4. Técnicas ,modo de vida e identidade cultural: 70 á 74
    Na atualidade vivemos em uma era completamente digital a todo momento estamos recebendo novas tecnologias no mercado de todos os tipo,e esse acesso a tecnologias tão avançadas começa a chegar cada vez mas rápido para milhões de pessoas e sem que possamos nos dar conta esses avanços tecnológicos acabam modificando nosso modo de vida .
    O nosso modo de vida vem sendo marcado pelas inovações na área tecnológica . Até as sociedades mas tradicionais começaram a usar tecnologias que antes nem imaginavam existir ocasionando assim a perda da identidade cultural em algumas sociedades.
    página 70. iglu inúite é o nome da História que pode ser usada paraão dar como exemplo com a questão da deturpação da tradicionalidade alguns grupo acabam perdendo parte da sua cultura por exemplo :a invés de casas de gelo os iglus foram substituídos por casas pré-fabricadas .Na página 71.o autor no outro exemplo de sociedades que teve a sua cultura modificada pelos avanços tecnológicos o caso do indígena do xingú.
    Página 72:mostra a história de um índio que chega a São Paulo e longe da cultura de origem e usando roupas de brancos ele caba sendo estigmatizado pois suas características físicas pois não era comum para a cultura dos brancos.
    Página 74: o autor quer da a idéia de que ao longo dos tempos as intensas modificações provocadas pelos seres humanos e pelos seus avanços tecnológicos acaba modificando radicalmente as características de uma paisagem.

    Alunos: tayana Leticia
    willena Barbosa
    vitor Henrique
    Romulo paraneos

    ResponderExcluir
  5. Paginas: 70 a 74
    Alunos: Marcos, Poliana, Maria Thereza e Marlon Técnicas, modo de vida e identidade cultural
    Avanços tecnológicos estão marcando a sociedade a todo momento, novos aparelhos super avançados estão sendo utilizados freqüentemente.
    Muitas dessas tecnologias já estão sendo utilizadas por sociedades tradicionais, em muitos casos isso tem mudado a identidade cultual de algumas sociedades, essas sociedades seguem um tipo de vida mais desenvolvido tecnologicamente e abandonam seus hábitos culturais. Por isso podemos afirmar que o modo de vida vêm sido mais marcada e influenciada, pelas inovações tecnológicas.
    Sabia que ...
    Veja a seguir o exemplo de dois povos que incorporaram inovações tecnológicas em seu dia a dia.
    Iglu inuíte
    Quando George Lyon, comandante da marinha inglesa, chegou numa vila esquimó na baia de Hudson, no Canadá, ficou de queixo caído. Alem dos iglus pequenos, construídos para passar a noite em viagens de caça, os esquimós do Canadá e da Groelândia_ os inuítes _ construíam casas de gelo para que até 40 pessoas passassem o inverno. Entre outubro e março, quando quase não tem luz solar no Circulo Polar Ártico, os inuítes ficavam apenas nos iglus.
    Hoje, o iglu inuíte tem sido substituído por casas pré-fabricadas. Os inuítes também passam a usar roupas feitas em lojas no lugar de peles de animais, trocaram arpões por rifles e trenós movidos por cachorros por outros movidos a motores.
    Xingu em xeque
    O Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, foi renomeado por Washington Noares. Em 1985, o títuloficou Terra Mágica. Um jornalista documentou as riquezas naturais e culturas da reserva de quase 30 mil km², que abriga dezenas de etnias, Vinte anos depois a terra encontrava-se ameaçada, com problemas ambientais conhecidos.
    A tecnologia branca evidencia a perigo. Antenas parabólicas, poços artesanais, DVDs e outros. Os índios passaram a dedicar-se mais ao artesanato em grandes quantidades, apresentações de dança e atividades ilegais como extrações de madeira, isso ocasionou alterações nas comunidades. Um exemplo foi a redução do numero de pajés: de 13 para 3 entre os Waurás.Os mais jovens perdera o interesse para se tornarem intermediários entre o mundo material e dos espíritos.
    Analisando a transformação de uma paisagem
    Há paisagens de lugares, que foram modificados pela ação humana, que acabaram mudando a característica da paisagem.
    Ocorreram também transformações nas paisagens, no passado. Nesse caso, podemos usar regiões e documentos históricos, para observar-mos as modificações ocorridas.
    As fotografias a seguir, retratam a transformação da usina hidrelétrica de Itaipu, localizada no rio Paraná, na divisa do Brasil e o Paraguai( fotos nas páginas 74 e 75)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O homem tem uma capacidade tão grande de adaptar-se em lugares inóspitos que conseguiu através das técnicas de irrigação que o homem pudesse sobreviver em meio ao deserto. Essa técnica foi efetuada no deserto de Sonora no estado da Califórnia localizado na porção sudoeste dos Estados Unidos onde foi formado por 3000km de canais com dezenas de diques.
    Na página 60 podemos encontrar imagens demostrativas sobre o cultivo no deserto da Califórnia que é proximo a fronteira com o México. Assim como mostra a imagem no satélite.
    No primeiro parágrafo, que é tratado a capacidade humana de criar técnicas bastantes sofisticadas para o desenvolvimento em varias regiões do planeta. No nosso dia-a-dia nós vemos essas técnicas: carros, aparelhos e etc. Mas muitos povos coseguiram sobreviver sem toda essa tecnologia, mas eles tabém conseguiram ocupar lugares que são considerados inóspitos, fazendo novas tecnologias.

    Equipe:
    Daniela Moura
    Helena Alessa
    Leonardo Rabelo
    Luan Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei td, ótimos resumos e informações

      Excluir