terça-feira, 3 de maio de 2011

Comentários - ALUNOS 7ª A5

Módulo 3 - A transformação das paisagens e a construção do espaço geográfico.

ESTE ESPAÇO ESTÁ DESTINADO AOS COMENTÁRIOS DOS ALUNOS DA 7ªA5.

6 comentários:

  1. Resumo de geografia
    Pág.: 70 á 74
    Hoje em dia temos muitos meios para a comunicação temos em nossa disposição todos os tipos de produtos como celular, computador, vídeos, etc.No nosso cotidiano usamos aparelhos celulares para falar com outras pessoas,mas antigamente há cerca de 50 anos as pessoas nunca iriam imaginar que isso poderia existir, muita gente já está acostumado com toda essa tecnologia e o nosso mundo está marcado e influenciado por essa moda.Muitas pessoas que viveram a muito tempo atrás que sobreviveram com a pesca e a caça também pegaram essa mania .
    •Iglu ineute
    George Lyon comandante da marinha inglesa viajou para o Canadá para visitar os pequenos iglus e fez um comentário no seu diário.
    Os ineutes faziam seu iglu para passar o inverno. Mas ao passar o tempo tudo foi mudando, os trenós foram trocados por equivalentes motorizados, entre outros.
    •Xingu em xeque
    Esse parque antigamente era chamado de ferra mágica por causa de suas riquezas naturais, depois de muito tempo a terra que gostavam tanto estava ameaçada com os problemas ambientais.
    Nosso mundo teve muitas transformações as paisagens foram se modificando e se caracterizando ,muitas vezes levam um bom tempo para se concretizar ,outras são rápidas e podem ocorrer por meio de registros e de documentos históricos.

    Professor: Rosemildo
    Alunos (a): MariaBeatriz Nª 20
    VictóriaVilhena Nª 30
    Victoria Chagas Nª 31
    Wellen Bergeron Nª 32
    7 A5 Sala: 21

    ResponderExcluir
  2. Resumo de geograia
    Pagina 66: A casa dessa gente é o barco: eles tem mais de 800 ilhas a desposição, eles so se sujeitão as praias do arquipelogo de merqui, suas casas são os barcos, abrigam-se até 8 pesoas no mesmo barco e são conhecidos como ciganos do mar. Eles gastam muito e passam a vida navegando.
    Os povos e a indentidade cultural:Esses povos apresentam diferentes modos culturais entre si, como habitos e tradições que possuem nas atividades que praticam, no alimente, no modo de vida.Cultura é o que melhor diferencia o povo.
    Pagina 67: O texto fala sobre aonde o cultivo de arroz é feito e onde são mais cultivados que são paises asiaticos como: Vietnã, Camboja, China, Índia, Tailândia e bangladesh. O arroz é o principal alimento dos povos asiaticos.Ha cerca de 7 mil anos o arroz é cultivado nesses paises.
    Pagina 68: Entre os meses de novembro e abril, ventos frios e secos sopram constantemente das montanhas do Himalaia aos oceanos pacifo e indico.Esses ventos empedem a ocorrência de chuva, tornando o clima mais seco.Por isso esse fenômeno é conhecido como monção seca.A medida que o arroz vai crescendo os camponeses trabalham intensamente nas lavouras, retirando as pragas e controlando o nivel de água nas plantações.A partir de novembro com o inicio da estação seca os camponeses começam a colheita manual de arroz realizada com a ajuda de foices.
    Pagina 69: Sabia que: As lavouras no sul e suldeste da Ásia, nas encostas das montanhas são cultivadas com tecnicas tradicionais, com o uso de aradoa animais.E com essas tecinacas a palntação é muito alta, que permite com que controlem o volume de água.

    ALUNOS DO GRUPO:
    Maria Mariana, Matheus Roberto, Nicolle Cardias e Rhuan Claudino.

    ResponderExcluir
  3. Resumo - Geografia
    Na página 54 o autor usa letra de uma mísica e uma imagem referente as mudanças que o homem faz na natureza.
    As imagens representadas nas páginas 55 e 56 mostram que o homem habita os mais variados lugares do planeta, para sobreviver em cada um desses ambientes, o ser humano foi desenvolvendo e aprimorando seus instrumentos e técnicas de trabalho, desse modo a medida que o ser humano se se dispersou pela superficie terrestre, ele foi se apropiando da natureza promovendo modificações mais intensas em suas paisagens.
    Na página 57 é possivel observar o passo a passo da modificação da natureza causada pelo ser humano. Essa evolução ocorreu a medida que ele foi aprendendo, acumulando e adquirindo novos conhecimentos e habilidades. Com o aprimoramento das tecnicas de trabalho o ser humano também passu a explorar de maneira mais intensa os recursos da natureza. Ao se apropiar dos recursos da natureza o ser humano foi alterando características do espaço em que vivo.
    A imagem apresentada na página 58 relata um dos principais centros do comércio entre os séculos XVII e XIX, mostrando o crescimento que fez de Londres uma das maiores metrópoles do mundo. Esse crescimento provocou grandes modificações nas paisagens da cidade fazendo surgir o espaço intensamente ocupado e transformado.

    Equipe:
    Clara
    Adalberto
    Darlídia
    Alexandro
    Turma 7ª a 5

    ResponderExcluir
  4. os massais são povos que teriam vindo do local onde hoje está o sudão, as margens do rio nilo, para o Quênia e a tanzânia.Sempre viveu do seus rebanhos e habitam pequenas cabanas com entradas feitas de barro, estrume e galhos.Os touros, vacas e outros animais adultos ficam para fora das casas, mas dentro dos limites da vila, protegidas dos predadores. Os massais estão acostumados desde crianças a lidar como os animais. Quando um menino massai aprende a andar, ele recebe um bastão , para treinar, aos 5 anos, ganha uma vara para pastar e sua lança para proteger as cordeiras e cabras que receberá.Ao aprimorar suas habilidades pastoris,
    ele torna-se responsável por alguns animais, e aos 10 anos já deve saber cuidar de si e do seu gado.Os massais vivem basicamente de uma mistura de sangue e leite, que são misturados com mel e ocasiões especiais carne.Eles podem chegar a dar sua vida pelos gados.
    Os mokens t~em mais de 800 ilhas a disposição e ainda assim preferem viver no mar, ele não gostam de terram firme.Durante 8 meses, passam o tempo todo no barco. Tem espaço para abrigar até 8 membros de uma família, conhecidos por "ciganos do mar". Dentro do barco dão a luz e educam crianças, que desde cedo aprendem a se tornar exímios pescadores. No mar as barreiras de corais estão virando destino de mergulhadores, é de esperar que o lugar não se torne outra phuket (resort tailandês). Os mokens de lá hoje vivem da migalhas dos turistas.
    esses povos apresentam diferenças entre si em muitos aspectos, como nos hábitos e tradições que possuem, enfim no modo que vivem.Esse modo de vida acaba sendo muito influenciado pelas condições naturais do lugar.Esses fatores que caracterizam e dão identidade a cada povo, constituem a cultura.@ela é o aspecto que melhor distingue os diferentes povos do mundo, é por meio dela que os indivíduos de cada povo se relacionam-se entre si e com a natureza.Assim podemos dizer que a cultura de um povo está expressa na paisagem dos lugares.
    muitas paisagens da superfície terrestre expressam as marcas da cultura dos povos que nela vivem, um exemplo disso pode ser visto nas inúmeras paisagem de cultivo de arroz encontradas em vários países asiáticos. O arroz é principal alimento consumido diariamente pelas populações asiáticas.Para cultivar o arroz nas regiões montanhosas, os camponeses constroem, terras, escavando as partes mais íngremes do relevo.Nas regiões de planície, as lavouras são cultivas em grandes canteiros separados por canais, que servem para controlar o volume de água tanto nas encostas montanhosas quanto nas áreas de planícies, o cultivo de arros exige a utilização intensiva de mão-de-obra.O cultivo de arroz do ano, marcadas pela ocorrência de dois períodos distintos: o das chuvas e o das secas.A existência de estações climáticas com características tão distintas ocorre devido ao fenômeno climático das monções, que atua em todo o sul e sudeste do continente asiático.Esse fenômenos determina a ocorrência da estação chuvosa e da seca de acordo com a direção em que os ventos se deslocam.

    Grupo:
    Laura bezerra coutinho nº-15
    Letícia Matos nº-16
    Marco Antônio Maciel nº-19
    Matheus Thesing nº-22
    7º A5

    ResponderExcluir
  5. Módulo 3(págs.54 a 58)
    O módulo 3 trata das transformações das paisagens e a construção do espaço geográfico.
    O módulo começa com uma música escrita pela dupla Guarabyra que se chama "Sobradinho".A música trata de como o homem ajuda e interfere significativamente nas paisagens,inclusive,o autor usa a imagem que demonstra exatamente isso(pág.54).
    Na página 55,mostra algumas imagens de diferentes lugares e como de acordo com a cultura,o clima e as condições das pessoas,podem formar o espaço geográfico.As pessoas constroem o espaço geográfico de acordo com suas necessidades e com a sua localização.Com misso o ser humano teve que ir desenvolvendo e aprimorando seus instrumentos e técnicas de trabalho,para extrair da natureza os recursos necessários a sua sobrevivência.
    Ao mesmo tempo que o ser humano foi se adaptando a esses ambientes,ele os modificou,e essas modificações foram ficando muito intensas,isso explica as poucas paisagens do nosso planeta que ainda não sofrera diretamente a interferencia humana,isto é o que tratamos na página 56.
    Na página 57,as imagens tratam exatamente como o ser humano tem sido capaz de transformar as paisagens da superfície terrestre.
    Com o passar dos anos o ser humano foi aprendendo,acumulando e adquirindo novos conhecimentos e habilidades,essa "evolução" que ocorre com o ser humano é chamada de técnica.Com esse aprimoramento das técnicas de trabalho,o ser humano passou a explorar com mas intensidade as paisagens terrestre e alterando o espaço onde vive.Esse espaço ocupado e ao mesmo tempo transformado pelo trabalho humano,recebe o nome de espaço geográfico.A imagem da página 58 é um exemplo de espaço geográfico que foi modificado pela ação humana.

    Grupo:
    Breno Maués
    Eliwelton
    Fernanda Arlene
    Fernanda Cristina

    ResponderExcluir
  6. Resumo de geografia
    pág:59 à64

    As paginas 59 à 64 vão falar sobre como é possivel a fixação do ser humano nas areas mais inóspitas do planetae as tecnicase culturas da nossa sociedade.
    A fixação do ser humano nas regiões mais inóspitasdo planeta foi se tornando possível com o avanço da tecnologia e da ciência, com o desenvolvimento de técnicas capazes de contornar as adversidades e limitações impostas pelo meio natural à sua sobrevivência.
    Os grandes desertos, por exemplo, que quase sempre limitou a sobrevivênciada especie humana por conta da falta de água, um recurso extremamente escasso em regiões tão secas e aridas. Mas esse problema tem sido superado pela utilização de técnicas de irrigação, que abastecem as populações e garantemo desenvolvimentodas mais diversas atividades, como por exemplo, o deserto de sonora, no Estado da California, nos Estados Unidos.
    A sociedadecaracteriza-se pela capacidade de dominar um grande número de tecnicasbastante sofisticada.
    Esse domínio não é só observado na forma de sobrevivência de seres humanos nas regiões inóspitas do planeta, mas sim em muitas situaçõesdo do nosso dia-a-dia , como por exemplo, o simples uso de computadores modernos, aparelhos de diagnostico e outros tipos de tecnologia.
    Porém muitas outras sociedades utilizam técnicas menos complexas e avançadas necessidade e realizar as atividades cotidianas. Elessobrevivem basicamente da caça, pesca, etc.
    um exemplo dessas sociedade são os povos coletores e caçadores que vivem no interior de das florestas equatoriais, como os Inutes na Ámerica do norte; na Ámerica do Sul os Quichuas, etc.

    Grupo: Gabriela, Gleydson, Heron, Jaqueline

    ResponderExcluir