sábado, 17 de abril de 2010

O ESPAÇO GEOGRÁFICO

O QUE É PRODUÇÃO DO ESPAÇO?

O espaço geográfico, a superfície terrestre como moradia da humanidade, consiste, antes de tudo, numa interação entre as sociedades humanas e o seu meio ambiente. Esse meio ambiente é composto de áreas nas quais predominam a natureza original e outras — que se

expandem a cada dia — onde existe um meio alterado pela ação humana, pelas suas obras ou construções.

Algumas sociedades, como as tribos indígenas,têm como meio ambiente a natureza pouco modificada, à qual se adaptam. Porém, especialmente a partir da Revolução Industrial, que se iniciou em meados do século XVIII, a sociedade moderna tem como meio ambiente

uma natureza humanizada (alterada, modificada), cuja evolução — as construções, a economia, as relações dos seres entre si e com a natureza — depende essencialmente dela própria, de seus interesses econômicos ou políticos e do nível de seu

desenvolvimento tecnológico, e não mais dos acontecimentos naturais (climas, solos, rios, etc).

É lógico que a natureza continua a ser a base da vida, inclusive a humana, e existem fenômenos catastróficos e incontroláveis sobre os quais a humanidade possui pouco, ou às vezes praticamente nenhum, controle: mudanças climáticas, abalos sísmicos e vulcanismo, meteoritos que caem na Terra, alterações na radiação solar, etc. Mas, comparando com o passado, quando a humanidade tinha um arsenal científico e tecnológico bem menos avançado, o nosso controle sobre a natureza, mesmo que parcial, é bem maior hoje em dia,

de tal maneira que até mesmo nos preocupam as conseqüências negativas das nossas ações sobre a superfície terrestre.

Podemos então afirmar que o espaço geográfico dos nossos dias é, acima de tudo, o resultado da ação humana sobre a natureza. Conseqüentemente, a sociedade humana e a natureza são os elementos fundamentais para a construção e a transformação (ou reorganização) do espaço geográfico.


CATEGORIAS DE ANALISE DO ESPAÇO

GEOGRÁFICO:

Segundo Milton Santos (1985) o espaço deve ser analisado a partir das categorias: Estrutura, Processo, Função e Forma, que deve ser considera em suas relações dialéticas.

Forma: é o aspecto visível, exterior, de um objeto, seja visto isoladamente, seja considerando-se o arranjo de um conjunto de objetos, formando um padrão espacial. Uma casa, um bairro, uma cidade e uma rede urbana são formas espaciais em diferentes escalas.

Função: implica em uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto criado, a forma. Habitar, vivenciar o cotidiano me suas múltiplas dimensões – trabalho, compras, lazer, etc – são algumas funções associadas à casa, ao bairro, a cidade e a rede urbana.

Estrutura: diz respeito à natureza social histórica e econômica de uma sociedade em um determinado momento do tempo; é a matriz social onde as formas e funções são criadas e justificadas.

Processo: uma ação que se realiza, via de regra de modo continuo, visando um resultado qualquer, implicando tempo e mudança.

CATEGORIAS DE ANALISE DA GEOGRAFIA:

PAISAGEM: É tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, porém não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.

TERRITÓRIO: [...] um espaço onde se projetou um trabalho, seja energia e informação, e que, por conseqüência, revela relações marcadas pelo poder. (...) o território se apóia no espaço, mas não é o espaço. É uma produção a partir do espaço. Ora, a produção, por causa de todas as relações que envolve, se inscreve num campo de poder [...] (RAFFESTIN, 1993, p.144).

Territorialização:

Desterritorialização:

Reteritorialização:

LUGAR: É principalmente um produto da experiência humana: “(...) lugar significa muito mais que o sentido geográfico de localização. O “lugar é um centro de significados construído pela experiência” (Tuan, 1975).

NÃO LUGAR ( DESLUGAR): Conceito criado para designar as formas estandartizadas, repetidas e com uniformidade de seqüência, como os conjuntos habitacionais e algumas lanchonetes fast food distribuídas ao longo das estradas.

REGIÃO:

É uma realidade física concreta, ela existe como um quadro de referencia para a população que ai vive. (VIDAL DE LA BLACHE)

Formação sócio-espacial e é concreta e histórica, produto e meio de produção e reprodução espacial (Geografia Marxista)

Tem a região a partir dos sentimentos de pertencimento, mentalidades regionais, um quadro de

referencia na consciência das sociedades como um código social.( Geografia Humanistica)

Um comentário:

  1. egua senpre que eu entro no computador eu preocuro uma coisa e aparese outra mais valeu apena entra equi

    ResponderExcluir