segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Subdesenvolvimento (fatores internos)



Fatores internos do Subdesenvolvimento
O subdesenvolvimento também decorre de fatores internos relacionados às elites dominantes do país:
¨  Com a descolonização uma elite assumiu o poder como a posse de terras, controle de minas, mas ainda obedeciam o comando das metrópoles em troca de privilégios.
¨  As oligarquias ocuparam o poder político fazendo prevalecer seus privilégios e interesses para enriquecer cada vez mais;
¨  Instalação de governos autoritários e antidemocráticos;
¨  Violentas Guerras civis que agravam ainda mais as condições de vida da população;
¨  Governos e eleitos corruptos que deviam boa parte das verbas que deveriam ser investidas, por exemplo na saúde e educação para melhorar a qualidade de vida da população em geral.

É necessário que estes países mudem suas estruturas políticas e promover o fortalecimento da democracia com governos que invistam prioritariamente no bem-estar de suas populações.



Origem do Subdesenvolvimento (Fatores externos)



As origens da dependência
Remonta às grandes navegações empreendidas pelos Estados Nacionais da Europa a partir do século XV.
Passaram a exercer forte domínio sobre os povos da América, Ásia e África, controlando a extração e a produção neles realizadas.
A exploração dos recursos da colônia, proporcionou um grande enriquecimento às metrópoles.
Algumas exceções a essa forma de colonialismo: Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos.

Origens Históricas do Subdesenvolvimento
O subdesenvolvimento é produzido como consequência da evolução capitalista. Os países em desenvolvimento estão, em maioria, na África, Ásia, América Latina e vários países ex-socialistas
¨  quase todos foram colônias de exploração no passado.
¨  As riquezas retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a Revolução Industrial, as potências se expandiram às custas dos menos desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou a exploração e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a haver o Imperialismo econômico, dominando financeiramente.



Expansão Marítimo Comercial Européia
¤  Estabelecimento da relação Metrópole – Colônia, determinando o nível de dependência econômica
¤  Mercantilismo – acumulação primitiva, as feitorias instaladas nas colônias fornecem as mercadorias, mas mantém uma certa autonomia






IDH


Para classificar os países , o IDH leva em consideração três características do processo de desenvolvimento humano:
a longevidade, medida pela expectativa ou esperança de vida ao nascer;
o grau de conhecimento, que considera a taxa de alfabetização dos habitantes com 15 anos ou mais e a taxa de matrícula nos três níveis de ensino;
o PIB per capita ajustado, ou seja, o Produto Interno Bruto, que é expresso em dólares, dividido pelo número de habitantes.
Em razão das más condições de vida de boa parte de suas populações e das fortes desigualdades sociais, países como Brasil, México e Argentina são classificados como subdesenvolvidos, mesmo tendo atingido um crescimento econômico expressivo.
 IDH dos Municípios Brasileiros: (Seleção com os dez primeiros e os dez últimos).