quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fases do Capitalismo: Comercial


CAPITALISMO COMERCIAL – Essa é considerada como a primeira etapa do capitalismo, teve início com a expansão marítima no final do XV e se estendeu até o século XVIII.
Nesse período ocorreram as Grandes Navegações, o seu desenvolvimento está relacionado a busca de caminhosalternativos para as Índias, que pudessem escapar das áreas conquistadas pelos turcos otomanos e da hegemonia das cidades italianas no comércio mundial naquela época.,
A época foi marcada pela relação Europa – mundo e isso ocorrem pelas conquistas territoriais e pelos mecanismos para manter as conquistas tais como escravização de índios e negros na América e África.
Durante esse período o grande acúmulo de capitais se dava na esfera do comércio, portanto, dava-se no espaço da circulação. A doutrina vigente era a mercantilista, que defendia a intervenção dos Estados na economia, a fim de promover a prosperidade nacional e aumentar o poder do Estado. Nesse sentido, defendia a acumulação de riquezas no interior dos Estados, sendo assim a riqueza e o poder de um Estado eram medidos pela quantidade de metais preciosos que possuía (metalismo).
Uma característica deste período, é que o Estado deveria ser forte para sustentar e dar apoio à expansão marítima e comercial, pois dessa forma se estabeleceria o pacto colonial, uma vez que, as colônias tinham que obrigatoriamente manter relações comerciais com as metrópoles, sendo essas relações marcadas pela dominação, em que a colônia tinha que vender seus produtos a preços baixos e comprar produtos a preços altos.

􀁒 Características Principais:
1. Portugal e Espanha. Eram as potências da época 2. Contexto: Grandes navegações
3. Política econômica: Mercantilismo (metalismo)
4. Trabalho: Escravidão

Pontos Fundamentais da Política Mercantilista
􀃊 Balança Comercial Favorável. Todo país deveria exportar mais do que importar.
􀃊 Protecionismo. Conjunto de medidas que visavam proteger a produção nacional da produção de outros países.
􀃊 Metalismo. A riqueza e a importância de um país eram avaliadas pela quantidade de metais (moedas) que conseguisse acumular.
􀃊 Monopólio. A metrópole tinha a exclusividade no comercio com a colônia As potências coloniais dos séculos XVI e XVII (Portugal, Espanha, e outras) se enriqueceram e se fortaleceram com a atividade comercial e o colonialismo.

Histórico do Capitalismo

2. HISTÓRICO DO CAPITALISMO:
2.1 ANTECEDENTES:
O surgimento dos primeiros comerciantes e artesãos livres nas pequenas cidades medievais e nas feiras em torno dos burgos foi o germe de uma nova sociedade, que no decorrer de alguns séculos, substituiria o sistema feudal.
O feudalismo foi o modo de produção que antecedeu ao capitalismo, dominou parte do mundo em especial o ocidental entre os séculos V e XV. Esse modo de produção determinava uma organização espacial muito específica em que predominavam as atividades rurais, o poder político era descentralizado, havia uma tendência nos lugares pela autosuficiência, as classes sociais se relacionavam pelo vínculo da servidão e os feudos eram quase sempre isolados daí a ordenação espacial fragmentada.

2.2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA
O Sistema capitalista nasceu das transformações por que passou a Europa feudal a partir do século XIII. O fundamento da riqueza deixou paulatinamente de ser a terra, e a economia de mercado começou a estruturar-se com base no trabalho artesanal.
O crescimento e o aumento do número de cidades favoreceram o desenvolvimento de relações mercantis e propiciaram a diversificação e a mobilidade social até então praticamente inexistentes. As trocas comerciais entre diversas regiões estimularam as transformações no mundo do trabalho, com o surgimento do trabalho assalariado e de uma incipiente divisão técnica das atividades. dos estudiosos O processo de evolução do capitalismo é considerado lento, pela maioria, isso porque ele vai ocorrer dentro das classes sociais e na política dos Estados, é importante observar, o quanto o papel da cidade foi fundamental na etapa de transição, pois, durante a Idade Média na vigência do feudalismo, observa-se que nos burgos é que viviam os comerciantes, e estava aí a riqueza por eles acumulada ao mesmo tempo em que se concentravam os artesãos, que produziam o necessário a atividade comercial.


O capitalismo evoluiu de forma gradual e tem tido ao longo de sua história uma característica marcante, que é a adaptação as novas situações o que leva os estudiosos a compararem o sistema com um camaleão, foi assim, que lentamente o capitalismo foi ocupando o espaço que anteriormente pertencia ao feudalismo.



quarta-feira, 27 de abril de 2011

O SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO

O SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO

I-CAPITALISMO
1- Conceito
O Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção – máquinas, matérias-primas e instalações.
Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado e as classes sociais se relacionam pela posse ou carência dos meios de produção e pela contratação livre do trabalho.
As duas condições essenciais que determinam o modo de produção capitalista são:

1. A existência de capital, conjunto de recursos que se aplica na compra de meios de produção e força de trabalho.

2. A existência de trabalhadores livres, que vendam sua força de trabalho em troca de salário. Definem-se assim as duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados.
3. Características:
a) Livre iniciativa
b) Livre concorrência
c) Acumulação permanente de capital
d) Distribuição desigual da riqueza
e) O papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros
f) A inovação tecnológica ininterrupta
g) Surgimento e expansão de empresas transnacionais
h) Concentração monopolística – trustes, cartéis, corners, pool, holding, e dumping.
A divisão técnica do trabalho ou seja a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo.

CARACTERÍSTICA DO CAPITALISMO:

O FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA: os agentes econômicos (indivíduos ou empresas, instituição pública ou privada) fazem seus investimentos guiando-se pela lógica do mercado, ou seja, com base na lei da oferta e da procura. Investindo sempre com o objetivo de obter a maior rentabilidade possível, daí a concorrência estabelecer-se em todos os setores da economia. No entanto, há muitas outras áreas monopolizadas, nas quais na prática não ocorrem concorrências.
RELAÇÃO DE TRABALHO: predomina o trabalho assalariado. No entanto, ao lodo desta relação tipicamente capitalista convivem relações não capitalistas de trabalho, principalmente em regiões subdesenvolvidas e rurais, como por exemplo: parcerias, arrendamentos, e em regiões mais remotas, até mesmo relações iguais, e existem também as relações ilegais, como a semiescravidão e o trabalho forçado por divida sistema de “aviamento”.
ESTRUTURA DE PROPRIEDADE: predomina a propriedade privada, pois a maioria dos meios necessários para a produção, Pertence a agentes econômicos privados.
MEIOS DE TROCAS E INSTRUMENTO DE CREDITO: o dinheiro ( moeda metálica ou papel- moeda) é o principal meio de troca; Com os avanços da eletrônica e das comunicações, surgiu o cartão bancário, um dinheiro virtual, que permite fazer pagamentos sem a intermediação de cheque ou dinheiro real. Mais recentemente tornou-se possível movimenta fundos através de redes de computadores . há ainda instrumentos de créditos que facilitam as trocas, como os cartões de créditos e as duplicatas.
RELAÇÃO SOCIAL: há uma divisão de classes no interior da sociedade capitalista, com uma concentração de renda nos setores ou classe detentores do capital.