domingo, 23 de maio de 2010

O Subdesenvolvimento

Alunos do 9º Ano da Escola Madre Maria Viganó: Leiam o texto e respondam as questões abaixo.

CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

•Dominação econômica;
•Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens;
•Agropecuária moderna e intensiva, emprego de máquinas e mão-de-obra especializada.
•Desenvolvimento científico e tecnológico elevado;
•Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação;
•População urbana é maior que a população rural, são urbanizados. Exemplo: Inglaterra, EUA, Alemanha, etc.
•População Ativa empregada, em principalmente, nos setores secundário e terciário. Exemplo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha;
•Pequeno número de analfabetos;
•Elevado nível de vida da população;
•Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico;
•Reduzido crescimento populacional;
•Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil;
•Elevada expectativa de vida.
As sociedades desses países são altamente consumistas isto é percebido sobretudo devido ao poder aquisitivo elevado da sociedade e a grande quantidade produtos com tecnologia avançada, que são lançados no mercado a cada ano. Se todas as nações do mundo passassem a consumir supérfluos com a mesma intensidade das nações desenvolvidas o mundo entraria em colapso, pois, não haveria matéria-prima suficiente para abastecer a todos os mercados.
A luta por melhores condições de vida da população é visível, principalmente no que diz respeito a uma melhor distribuição de renda, não existindo grandes disparidades entre uma classe social e outra. Para que isso fosse possível foi necessário a participação direta da sociedade, exigindo dos seus governantes uma postura voltada para os interesses da população.
Os governos passaram a cobrar mais impostos das classes sociais mais favorecidas em prol da sociedade. Os impostos cobrados são direcionados à construção de escolas, habitações, estradas, hospitais, programas de saúde, aposentadorias mais justas, etc., isto foi possível graças ao engajamento consciente de todos os cidadãos na formação do Estado Democrático.
A democracia existe de fato nas nações desenvolvidas, e consiste num Estado de direito que resulta de reivindicações permanentes por parte dos cidadãos. A democracia é um processo contínuo de invenção e reivindicações de novos direitos.

O CONCEITO DE SUBDESENVOLVIMENTO
O termo subdesenvolvimento surgiu após a Segunda Guerra Mundial, nos documentos dos organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO, principalmente. A "descoberta" do subdesenvolvimento deu-se com a descolonização e com a publicação pelos organismos internacionais de dados estatísticos dos diversos países do mundo (índice de mortalidade, salário, formas de alimentação, habitação, consumo, distribuição de renda, etc.). Esses dados revelaram um verdadeiro "abismo" entre o conjunto dos países desenvolvidos e o dos subdesenvolvidos.
Tal realidade é mais antiga que o seu conceito, pois os países subdesenvolvidos a partir do momento em que deixaram de ser col6onias e se constituíram em Estados-Nações politicamente independentes, se viram inseridos dentro deste contexto. Na América Latina isso ocorreu desde o início do século XX. Na Ásia e na África tal processo se deu tardiamente, acontecendo neste século XX.

AS ORIGENS HISTÓRICAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Quase todas as nações do Sul foram colônias antes de se constituírem em países independentes.
Inversamente, nenhum dos atuais países desenvolvidos foi de fato colônia. Mesmo os EUA, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, que teriam sido colônias da Inglaterra durante alguns séculos, na realidade não o foram.
Durante a época moderna, do século XVI ao XVIII, os europeus unificaram a superfície terrestre, estabelecendo relações de troca entre quase todos os povos e regiões. Nesse período existiram dois tipos principais de colonização: de exploração e de povoamento.
As "Colônias de Exploração", como México, Brasil, Peru e Bolívia, localizadas em áreas tropicais, serviram como fonte de enriquecimento de suas metrópoles. Existindo apenas para suprir as necessidades da metrópole, essas foram as verdadeiras colônias típicas, usurpadas e vilipendiadas.
Diferentemente, nas colônias de povoamento, como os EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, não verificamos este processo de exploração predatória de riquezas. Sendo territórios situados na zona temperada, com condições naturais semelhantes à Europa, não serviam para a produção de gêneros agrícolas tropicais que eram reclamados pelo mercado europeu de então. O ouro e a prata só foram encontrados nos EUA e Canadá após a independência, para sorte desses países. Os europeus que emigraram para essas áreas temperadas tinham, em geral, objetivos bastante diferentes daqueles que vieram para as regiões tropicais: queriam reconstruir o modo de vida que tinham na Europa, longe dos seus conflitos religiosos e de outra natureza qualquer. Adotaram uma nova pátria.
A Argentina também possui uma natureza de área temperada, no entanto, os espanhóis encontraram prata nesse território (argentum vem do latim e quer dizer prata). Isso acabou atraindo espoliadores aventureiros sem interesse em construir uma pátria mas sim o de explorar e usufruir, apenas, para depois regressarem ricos e poderosos à Europa.

CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
• Passaram por um grande processo de exploração durante o período colonial. Colônia de Exploração;
• Baixo nível de industrialização, com exceção de alguns países como: Brasil, México, os Dragões de Exploração;
• Dependência econômica, política e cultural em relação às nações desenvolvidas;
• Deficiência tecnológica e baixo nível de conhecimento científico;
• Rede de transporte e meios de comunicação deficientes;
• Baixa produtividade na agricultura que geralmente emprega numerosa mão-de-obra;
• População Ativa empregada principalmente nos setores primários ou no setor terciário em atividades marginais (camelôs, trabalhadores sem carteira assinada etc). Exemplo: Brasil, Etiópia, Uruguai;
• Cidades com crescimento muito rápido e cercada por bairros pobres e miseráveis;
• Baixo nível de vida da maioria da população;
• Crescimento populacional elevado;
• Elevada taxa de natalidade e mortalidade infantil;
• Expectativa de vida baixa.
Existem países subdesenvolvidos que são fortemente industrializados como é o caso do Brasil, México, Argentina, Dragões Asiáticos, etc. A industrialização existente nesses países na verdade é sustentada por países desenvolvidos, que os utilizam para expandir seus parques industriais e garantir lucros vultuosos. Um exemplo nítido de expansão industrial é, o caso dos Dragões Asiáticos que evoluíram enormemente nas últimas décadas, principalmente no setor industrial através do capital e tecnologia japonesa.
Alguns fatores atraem esses investimentos estrangeiros para os países subdesenvolvidos, como:
• Mão-de-obra barata e numerosa;
• Muitas vezes são isentos de pagamento de impostos;
• Doação de terrenos por parte do governo;
• Remessa de lucro das transnacionais para a sede dessas empresas;
• Legislação flexível.
Na visão de alguns escritores como Demétrio Magnoli "A grande mutação na economia mundial e na geopolítica planetária agravou as desigualdades entre a acumulação de riquezas e a disseminação da pobreza. O desenvolvimento assume padrões crescentemente perversos, marginalizando parcelas maiores da população. Em escala mundial, a década de 80 presenciou uma ampliação da fratura econômica entre o Norte e o Sul. Atualmente, os 20% mais ricos da população do planeta repartem entre si 82,7% da riqueza, enquanto os 20% mais pobres dispõem apenas de 1,4%."
A partir daí podemos afirmar que o desenvolvimento em partes dos países centrais são de fato sustentados à custa da exploração dos países periféricos.

Países subdesenvolvidos e os problemas sociais
Os problemas sociais assim como a pobreza têm sofrido um aumento significativo decorrente de vários fatores, no entanto, o principal deles é o crescente processo de globalização ao qual o mundo vem atravessando recentemente.
As questões relacionadas às desigualdades sociais e seus problemas derivados desse processo podem ser identificadas em todos os países do mundo, mesmo naqueles que se inserem no grupo de grandes nações, mas nos países que figuram como subdesenvolvidos essas questões são mais acentuadas e de fácil percepção. A grande maioria desses países é subdesenvolvida devido a fatores históricos decorrentes da colonização Européia que ao longo de séculos explorou efetivamente tais países.
Atualmente podemos nomear uma série de possíveis causas e conseqüências do subdesenvolvimento de muitos países, porém os principais são:
• Distribuição de renda: esse processo é comum as sociedades capitalistas e favorece o incremento de formação de bolsões de pobreza. A disparidade na distribuição da renda é provocada, sobretudo da concentração da riqueza nas mãos de uma parcela restrita da população. Nesse sentido, existem movimentos que buscam uma melhoria na distribuição dos rendimentos, mas quase sempre não obtém êxito, pois esses não detêm um poder de organização de influência. Isso dificulta ainda mais, pois a classe menos favorecidas é composta por pessoas com pouca instrução e se torna devido essa condição mais fácil de ser manipulada pelo sistema.
• Baixos índices de escolaridade: o índice de escolaridade é um fator que está diretamente ligado à falta de recursos financeiros que é comum a grande maioria da população. A baixa escolaridade da população nos países subdesenvolvidos é proveniente, muitas vezes, de situações em que crianças se encontram em idade escolar são obrigadas a integrar o mercado de trabalho, quase sempre informal, para contribuir na renda familiar, isso momentaneamente é positivo para a família, mas posteriormente esses indivíduos serão trabalhadores adultos com baixa qualificação e encontrarão dificuldades para se colocar no mercado de trabalho. Resultado disso, esses trabalhadores vão trabalhar em empregos que exigem pouca qualificação e que oferecem baixos salários.
• Problemas de moradia: Boa parte da população dos países subdesenvolvidos habitam em residências que se encontram em lugares marginalizados desprovidos de infra-estrutura de serviços básicos (pavimentação, esgoto, água tratada entre outros) e geralmente as casas ou barracos são extremamente precárias e às vezes sub-humanas. Em diversos países a marginalização desses bairros e da cidade foi acrescido pelo intenso fluxo de pessoas que migraram do campo para as cidades, no qual esse processo é denominado de êxodo rural. Com o intenso fluxo os centros urbanos não conseguiram absorver o contingente de pessoas, além disso, o mercado de trabalho não ofereceu colocação para todos e às vezes essas pessoas não tinham qualificação o que agravava ainda mais os problemas.
• A fome e a desnutrição: a falta total ou parcial de alimentos atinge uma enorme parcela da população mundial, em alguns lugares do mundo as pessoas ficam até dias sem alimento em outros elas ingerem esse de forma desbalanceada, ou seja, não consomem todos nutrientes indispensáveis a manutenção da saúde. Dessa forma essa população atingida não possui rendimentos sequer para adquirir o alimento diário.
• Saúde: os problemas de saúde são decorrentes da falta de uma boa alimentação, moradias sem condições sanitárias e falta de comprometimento do poder público na implantação de medidas necessárias para amenizar os problemas dessa ordem. Os problemas sociais (alimentação, moradia, distribuição de renda, escolaridade) levam a mortalidade infantil e compromete a elevação na expectativa ou esperança de vida da população, principalmente dos excluídos.

Respondam as questões abaixo:
a) Apresente cinco diferenças entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos.
b) Quem criou e como surge o conceito de subdesenvolvimento?
c) Qual a origem dos países subdesenvolvidos?
d) Uma grande maioria dos países subdesenvolvidos foram no passado colônias de exploração. O que significa a expressão colônias de exploração?
e) Como é a distribuição de renda na maioria dos países subdesenvolvidos?
f) de que forma a escolaridade interfere no atraso dos países?

terça-feira, 11 de maio de 2010

Fontes de Energia

Abaixo segue um documentário da Discovery Channel, dividido em cinco partes, sobre a produção de energias alternativas e menos danosas ao meio ambiente.

Fontes de Energia

Energia Geotérmica


Energia do Lixo

domingo, 9 de maio de 2010

Para os alunos do 2º ano

Alunos do 2º ano: leiam o texto abaixo e resolvam as 4 (quatro) questões.

Entrega terça-feira (11/05) de 14h às 17h na Escola.


MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS

A população movimenta-se pelo espaço geográfico dentro de um mesmo país, ou muitas vezes, atravessando oceanos e mudando de continente. Esses movimentos horizontais da população são chamados de movimentos migratórios e compreendem a imigração (entrada de pessoas em uma região ou país). Quando as migrações acontecem dentro de um país são chamadas migrações internas e quando se processam de um país para o outro são denominadas migrações internacionais.

Quando as pessoas procuram outro lugar para viver, que não seja aquele onde nasceram, elas o fazem por vários motivos. Quando os motivos são econômicos, as pessoas buscam melhores condições de vida, por isso as migrações ocorrem dos países pobres para os países ricos; quando os motivos são políticos e religiosos, as pessoas vão para outros países, fugindo de perseguições de ordem religiosa, política ou por guerra em seu país de origem.


Imigrantes nos Estados Unidos

Em 1990, os Estados Unidos tinham 253 979 140 habitantes, dos quais 9,3% eram hispânicos. Em 2000, o percentual é de 12,5% dos 282 milhões de habitantes. As taxas de crescimento da população hispânica atingiram cerca de 60%, enquanto o total de habitantes aumentou 13,2%.

O alto percentual de hispânicos na população dos Estados Unidos não significa que esse contingente esteja integrado à sociedade do país. Uma prova disso é que não são considerados brancos no censo demográfico. Os "não brancos" de origem hispânica, ■ou melhor, da América Latina, vivem segregados, formando "colônias", de acordo com a nacionalidade, nas maiores cidades do país. Mexicanos, cubanos, porto-riquenhos e outros nativos de países latino-americanos são todos hispânicos para o Census Bureau, órgão oficial que realiza o censo do país.

Um estudo divulgado em março de 2004 pelo U.S. Census Bureau indica que, em 2050, as populações hispânica e negra vão superara maioria branca.


Problemas da imigração nos países ricos

Os imigrantes que conseguem entrar nos países mais ricos enfrentam inúmeros problemas. Geralmente ilegais, realizam trabalhos que os habitantes locais não se dispõem a fazer.

A imigração ilegal traz também outro problema grave: o tráfico de imigrantes. É um negócio lucrativo que cresce cada vez mais. A prática é comum em países da América Latina, até mesmo no Brasil. Entretanto é mais ativa no Leste europeu e norte da África, onde grande quantidade de pessoas pretende ingressar na União Européia. Esses traficantes aproveitam-se do desespero das pessoas e prometem conduzi-las de maneira segura aos destinos pretendidos, cobrando quantias exorbitantes. Entretanto, não é isso o que acontece.

Exemplos malsucedidos dessa prática são notícia em jornais de vários países, envolvendo naufrágios de navios ou acidentes rodoviários com veículos repletos de imigrantes clandestinos. Na maioria das vezes, o número de mortos é elevado.

Além de todas essas provações, o imigrante enfrenta, ainda, a intolerância, o racismo e a discriminação em sua nova pátria.

A aversão ao estrangeiro (xenofobia) e o racismo crescem rapidamente no mundo globalizado.

A concorrência no mercado de trabalho tem sido a principal causa de discriminação de imigrantes nos países ricos. Porém, grupos extremistas unem a xenofobia à intolerância às minorias (negros, homossexuais) e praticam atos de extrema violência.

É o caso dos skinheads, organização neonazista que age notadamente na Alemanha. Desde 1997, a União Européia conta com o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC, em inglês), que "visa a fornecer à Comunidade e aos seus Estados membros dados objetivos, confiáveis e comparáveis sobre o racismo, a xenofobia e o anti-semitismo em nível europeu, que possam ajudá-los na tomada ou definição de ações no domínio de sua respectiva competência". O organismo mostra a situação dos crimes de racismo e xenofobia em países da União Européia.


Fuga de "cérebros"

Os países desenvolvidos disputam os melhores pesquisadores e cientistas para suas áreas de tecnologia de ponta. O Brasil, assim como outros países subdesenvolvidos, também conta com bons profissionais e instituições para o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de agricultura, saúde, informa-. tica, engenharia genética, etc.

Muitos desses profissionais são cobiçados por países ricos, que tentam atraí-los com ofertas compensadoras de salário. Outros vão para o exterior em busca de aperfeiçoamento para, mais tarde, retornar ao seu país de origem.

As baixas taxas de natalidade e o maior número de aposentados tornam os países da União Européia os maiores candidatos a importadores de "cérebros" nos próximos anos. O Brasil conta com um grande número de cientistas bem conceituados e pode sofrer baixas em suas equipes de pesquisa. Por enquanto, os cientistas brasileiros vão para o exterior, procuram novos conhecimentos e aperfeiçoamentos, mas grande parte deles retorna ou pretende voltar.

Alguns países da União Européia (Alemanha, França e Reino Unido) têm adaptado suas legislações imigratórias, que ficam mais flexíveis para receber "cérebros" de países subdesenvolvidos, principal­mente da índia, da Colômbia, da Argentina e do Brasil.


Resolvam as questões abaixo:

01. Nos Estados Unidos há uma taxa crescente de hispânicos, ou seja, de migrantes da América Latina, principalmente de mexicanos. Podemos então afirmar que os Estados Unidos não faz nenhum tipo de discriminação ao migrante? Justifique

02. A Migração faz emergir uma prática bastante comum nos países que recebem muitos migrantes a xenofobia. Explique no que consiste essa prática e quais as principais justificativas para ela?

03. Uma migração a qual os países desenvolvidos aceitam e até incentivam é a chamada fuga de cérebros. O que é a fuga de cérebros e porque os países desenvolvidos não se opõem a ela?

04. Por que muitas pessoas dos países subdesenvolvidos (sul) tentam migrar para os países desenvolvidos (norte)?

terça-feira, 4 de maio de 2010

ONU

O que é a ONU?
A Organização das Na
ções Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.

A história da Organização
Depois da II Guerra Mundial, que devastou dezenas de países e tomou a vida de milhares de seres humanos, existia na comunidade internacional um sentimento generalizado de que era necessário encontrar uma forma de man
ter a paz entre os países. Porém a idéia de criar a ONU não surgiu de uma hora para outra. Foram necessários anos de planejamento e dezenas de horas de discussões antes do surgimento da Organização.
A Carta das Nações Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes à Conferência sobre Organização Internacional, que se reuniu em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945.
As Nações Unidas, entretanto, começaram a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, após a ratificação da Carta pela Chi
na, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, bem como pela maioria dos signatários. 0 24 de outubro é comemorado em todo o mundo como o "Dia das Nações Unidas".

Como funciona?
Quando a ONU foi fundada, em 24 de outubro de 1945, ficou definido, na Carta da ONU que para seu melhor funcionamento seus membros, vindos de todos os cantos do planeta se comunicariam em seis idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo. De acordo com a Carta, a ONU, para que pudesse atender seus múltiplos mandatos, teria seis órgãos principais, a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.

A Assembléia-Geral
A Assembléia Geral da ONU é o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (192 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta. Na Assembléia Geral, todos os países têm direito a um voto, ou seja, existe total igualdade entre todos seus membros.

O Conselho de Segurança
O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais.
Ele é formado por 15 membros: cinco permanentes, que possuem o direito a veto - Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China - e dez membros não-permanentes, eleitos pela Assembléia Geral por dois anos.
Este é o único órgão da ONU que tem poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho. O conselho de segurança é o orgão mais importante da ONU.

O Conselho Econômico e Social

O Conselho Econômico e Social (ECOSOC) é o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas. O Conselho formula recomendações e inicia atividades relacionadas com o desenvolvimento, comércio internacional, industrialização, recursos naturais, direitos humanos, condição da mulher, população, ciência e tecnologia, prevenção do crime, bem-estar social e muitas outras questões econômicas e sociais.

O Conselho de Tutela
Segundo a Carta, cabia ao Conselho de Tutela a supervisão da administração dos territórios sob regime de tutela internacional. As principais metas desse regime de tutela consistiam em promover o progresso dos habitantes dos territórios e desenvolver condições para a progressiva independência e estabelecimento de um governo próprio.

A Corte Internacional de Justiça
A Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas. Todos os países que fazem parte do Estatuto da Corte – que é parte da Carta das Nações Unidas - podem recorrer a ela. Somente países, nunca indivíduos, podem pedir pareceres à Corte Internacional de Justiça.

O Secretariado
O Secretariado presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram. Seu chefe é o Secretário-Geral, que é nomeado pela Assembléia Geral, seguindo recomendação do Conselho de Segurança.

Responda as questões abaixo:
1.Em que contexto histórico a ONU foi criada?
2.Qual o objetivo de criação da ONU?
3.Quais os principias órgãos da ONU?
4.Como funciona o conselho de segurança?
5.Quais os cinco países que são membros permanente do conselho de segurança da ONU? Qual o poder que eles possuem?
6.Pesquise e cite três agências da ONU e diga qual a suas funções?